quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SER PLURAL, do Coletivo KAOS.






Nome do Projeto:  SER PLURAL 

Área Cultural do Projeto: Música 

Área de Atuação Predominante do Projeto:  Música 

Período de Execução do Projeto: 
Início: 01/05/2014
Término: 30/06/2014 

Local de Execução do Projeto: Abrigo São José – Brasil/PE/Goiana   

 
OBJETO: 

Uma apresentação musical com a banda Prisma Orbe, para os idosos do abrigo
São José, localizado no município de Goiana – PE. Pensando nos benefícios
proporcionados pela música, o projeto busca levar entretenimento e proporcionar o resgate do imaginário musical dos idosos.
     



JUSTIFICATIVA:

 Os asilos são a modalidade mais antiga de atendimento ao idoso fora do
convívio familiar. Inicialmente eram voltados à população carente que necessitava de abrigo, por isso muitas instituições se autodenominam abrigos.

O modelo asilar brasileiro é comumente associado as chamadas “instituições
totais” definidas por Goffmann como um local de residência e trabalho, onde um
grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por considerável período de tempo, levam uma vida fechada e formalmente administrada. Ele afirma que as instituições totais são instituições em que todos os aspectos da vida são realizados num mesmo local e sob a mesma autoridade; cada fase da vida diária do participante é realizada na companhia de um grupo relativamente grande de outras pessoas; as atividades diárias são rigorosamente estabelecidas em horários; e toda a sequência de atividades é imposta de cima por um sistema de regras formais e um grupo de funcionários; finalmente, as atividades obrigatórias são reunidas num plano racional único, supostamente planejado para atender aos objetivos oficiais da instituição.

Para padronizar a nomenclatura, tem sido proposta a denominação de
instituição de longa permanência para idosos (ILPI). Que podem ser definidas como estabelecimentos para atendimento integral a idosos, dependentes ou não, que não apresentam condições familiares ou domiciliares para sua permanência na comunidade de origem.

 De acordo com uma pesquisa realizada pelo IPEA, entre os anos de 2007 e
2009, foram localizadas 3.548 instituições para idosos no país, em que moravam
83.870 idosos, o que significa 0,5% da população idosa. Estas instituições estão
distribuídas em 28,8% dos municípios brasileiros. A região Nordeste concentra 8,5% das instituições e 24,7% da população idosa brasileira, onde 10% dessa população encontra-se em instituições.

No município de Goiana, localizado na Zona da Mata Norte do Estado de
Pernambuco, está localizado o Abrigo São José. Fundado em 15 de agosto de 1966 pelo Frei Tarcísio de Arruda Fontes, onde antes funcionava o Convento de Nossa Senhora da Soledade. Atualmente, encontra-se abrigados cerda de 40 idosos.

 O sistema de funcionamento do abrigo São José, não foge muito do conceito de
instituições totais definido por Goffmann e já citado anteriormente. Os idosos vivem separados da sociedade, levando uma vida fechada e formalmente administrada. E em alguns casos sofrendo de total abandono familiar.

O projeto Ser Plural busca, através da música, levar entretenimento para os
idosos, proporcionando momentos de descontração, lazer e bem-estar. Os benefícios da música tanto na saúde física como mental, foram descobertos
a mais de dois mil anos. Através dela é possível induzir pensamentos positivos e criar sensações de bem-estar. A música é considerada como um elemento psicológico, ela estimula a criatividade, a capacidade física, mental e sóciocognitiva. Ela é capaz de desencadear emoções que influenciam o sistema imunológico. As emoções e o sistema imunológico estão intimamente ligados e dependentes um do outro, por exemplo, se uma pessoa estiver emocionalmente vulnerável, fragilizada ou deprimida, ou escutando uma música triste que traz recordações infelizes, seu sistema imunológico também será afetado, provocando uma baixa concentração de anticorpos no organismo e por sua vez criará uma predisposição para o desenvolvimento de doenças. (gazetaweb.com)

A música vem sendo usada como tratamento musicoterápico para idosos. Ela
vem se revelando como grande aliada na reabilitação dos processos da memória e da linguagem, auxiliando no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson, e nos casos de depressão para elevar a autoestima, a autoconfiança e a socialização entre os idosos.

Com isso, o projeto Ser Plural realizará uma apresentação musical no abrigo
São José que contará com a participação da banda Prisma Orbe, de Goiana, onde a mesma doará o cachê para o coletivo KAOS, com o objetivo de fortalecer o coletivo com a compra de equipamentos de som.

Pensando nos benefícios que a música pode proporcionar, a Prisma Orbe,
montará seu repertório baseado em um levantamento musical realizado entre os
idosos do abrigo. Esse levantamento tem como objetivo identificar as músicas que mais influenciaram em suas vidas. Buscando assim, resgatar o imaginário musical de cada um. 




OBJETIVO GERAL:

Realizar um evento no abrigo São José para proporcionar entretenimento para
os idosos e melhorar a qualidade dos equipamentos de som do coletivo KAOS. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Realizar 01 apresentação musical com a banda Prisma Orbe no abrigo São
    José. 
  • Contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos, através da música. 
  • Proporcionar o resgate do imaginário musical dos idosos. 


PÚBLICO ALVO: 
 Os idosos que moram no abrigo São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário